HISTÓRICO
A Escola Estadual “Kopenoti” de Ensino Médio Prof. Lúcio Dias, iniciou como extensão da Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade até o ano de 2004 com o sistema de alternância de estudos. A partir do ano de 2005 a Escola tornou-se extensão da Escola Indígena Cacique Ndeti Reginaldo passando a funcionar no sistema regular de ensino. A partir do ano de 2006, com a incansável reivindicação da comunidade indígena local, criou-se a Escola Estadual “Kopenoti” de Ensino Médio Prof. Lúcio Dias.
Criada através do Decreto nº 12.064 de 20/03/2006, a Escola Estadual “Kopenoti” de Ensino Médio Prof. Lúcio Dias tem como diretora a professora Nanci de Azevedo Rocha Jorge, conta com um total de 47 alunos, 8 professores e 2 funcionários administrativos e Associação de Pais e Mestres a qual é presidida pelo senhor Luiz da Silva. Atualmente a Escola utiliza o espaço físico da Escola Municipal Indígena Cacique Armando Gabriel Pólo, cedido pela Secretaria Municipal de Educação.
A Escola Estadual “Kopenoti” de Ensino Médio Prof. Lúcio Dias, tem como filosofia Levar ao educando a conquista da autonomia socioeconômica de seu povo contextualizada na recuperação de sua memória histórica, na afirmação de sua identidade, língua e da própria ciência – sintetizada em seu etino-conhecimento, no acesso às informações e aos conhecimentos técnicos e científicos da sociedade majoritária e das demais sociedades indígenas, assegurando que a escola faça parte do sistema de Educação de seu povo, no qual, ao mesmo tempo em que se assegura e fortalece a tradição e o modo de ser indígena, fornecem-se os elementos para uma relação positiva com outras sociedades.