terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia Nacional em comemoração ao Dia da consciência Negra


         Nessa semana comemoramos ao dia da Consciência Negra em nosso país. Essa data é comemorada desde 1978 e faz menção à luta das pessoas negras, sobretudo pela igualdade de direitos, pela história de resistência e pela plena liberdade diante de uma sociedade que foi forjada à custa do escravismo. Zumbi, morto em 20 de novembro de 1695, é a grande referência de resistência e luta pela liberdade e autonomia do seu povo na região de Palmares, no estado de Alagoas e a história do Brasil é toda ela marcada pela constante luta dessa parte significativa da população do nosso país. Mas a história de luta não se resume somente ao estudo dos acontecimentos: ela se faz no nosso dia-a-dia. A escola estadual Kopenoti, juntamente com seus professores e alunos reforçam a luta por igualdade racial no trabalho e na vida. Assim como os negros sofrem discriminação racial, nós indígenas da mesma temos enfrentado o mesmo problema mas estamos empenhados na erradicação do preconceito e discriminação no Brasil. 

sábado, 10 de novembro de 2012

Alunos da Escola Estadual Kopenoti participam da Avaliação Estadual Externa de Desempenho (Saems)


Os Alunos da Escola Estadual Kopenoti de Ensino Médio Professor Lúcio Dias, situado na Aldeia Córrego do Meio, Municipio de Sidrolandia participam hoje (06), no periodo noturno da Avaliação Estadual Externa de Desempenho (Saems).  O primeiro dia de prova abrange o componente curricular de Língua Portuguesa/Produção de texto e amanhã dia 07 o de Matématica. 
A realização desse processo avaliativo tem por finalidade aferir e acompanhar a qualidade do ensino em Mato Grosso do Sul, refletir sobre o direcionamento dos recursos, além de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre o desempenho dos estudantes, as quais permitem, também, que os gestores escolares tenham uma análise que favorecerá na definição de suas políticas pedagógicas de aprimoramento interno.

Estudantes indígenas não realizaram a prova do ENEM por apresentarem documento de identidade indígena


Segundo informações apuradas, alguns estudantes da Aldeia Córrego do Meio, município de Sidrolândia, foram impedidos de entrar no local de prova  para a realização do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que está acontecendo neste final de semana (03). O fato ocorrido gerou constrangimento entre os indígenas que ao apresentarem a Carteira de Identidade Indígena foram orientados a apresentarem outro documento com foto, sendo informados  de que o documento não seria aceito. Como todos tinham somente este documento em mãos o sonho de usar a nota do Enem para entrar numa universidade através do ProUni (Programa Universidade Para Todos) ficou adiada por conta deste acontecimento.
Em Sidrolândia, as provas foram realizadas em três escolas, Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade, Escola Estadual Catarina de Abreu e Escola Municipal Porfíria Lopes do Nascimento, sendo que somente nesta última não foi aceito a Carteira de Identidade Indígena, o que causou ainda mais indignação entre os estudantes que não puderam entrar.  Outros estudantes indígenas  que estavam inscritos em outros locais não tiveram nenhum  problema. Em conversa com alguns estudantes que não realizaram o primeiro dia de prova por conta dessa situação disseram que irão à busca de seus direitos e  pretendem recorrer ao Ministério Público.
Nos últimos anos a população indígena de Mato Grosso do Sul vem passando por este problema com a utilização da Identidade indígena, em vários órgãos públicos e privados já não está sendo aceito este tipo de documento. Esta situação não está sendo simples para os indígenas que estão sendo obrigados a tirarem a Carteira de Identidade Civil,  o que causa revolta e abre várias discussões sobre este tema polêmico. Além disso, para os indígenas não é tão simples obter a Identidade Civil, vários passos têm de ser seguidos e muitas das vezes ficam estagnadas na burocracia.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Abertura dos JES/2012

Participação da Escola Kopenoti na abertura dos Jogos Escolares 2012 no ginásio de esportes. A festa estava bonita, com muita segurança, bom comparecimento do público e nossa escola muito bem representada. Parabéns aos estudantes que participaram e aos professores Jeder e Laurilene pelo apoio aos estudantes.

Jogos Escolares 2012

Parabéns aos meninos da Escola Kopenoti pela vitória nos Jogos Escolares. Os dois times, masculino e feminino seguem firmes na disputa pelo título. Próximos jogos, quinta-feira feminino e sexta-feira masculino.

sábado, 16 de junho de 2012

Com recorde nacional, Enem tem 147 mil inscritos em Mato Grosso do Sul


Mato Grosso do Sul teve 147.838 inscritos para a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Com as inscrições encerradas ontem, o MEC (Ministério da Educação) divulgou os dados neste sábado.
Em todo o Brasil, são 6.497.466 candidatos, um recorde comparado ao número de inscritos da edição de 2011. Foram 275.769 inscrições a mais. Os Estados com maior número de inscritos são: São Paulo (1.068.517), Minas Gerais (723.644), Rio de Janeiro (474.046), Bahia (458.101) e Rio Grande do Sul (394.641).
A inscrição será confirmada após o pagamento da taxa de R$ 35 até o próximo dia 20. Aluno de escola pública que esteja concluindo o Ensino Médio e se declarar integrante de família de baixa renda está liberado do pagamento. O pedido de isenção deve ser feito no momento da inscrição, também pela internet.
As provas serão aplicadas em 3 e 4 de novembro. No primeiro dia, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia.
No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação.
A divulgação do gabarito oficial está prevista para 7 de novembro. O resultado final estará disponível para os estudantes a partir de 28 de dezembro.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Programa do MEC vai investir na formação de professores


Segundo o secretário de Educação Básica da pasta, 
Cesar Callegari, na próxima semana o ministério 
enviará uma correspondência a todos os prefeitos e
 governadores explicando os detalhes do programa, 
que pretende garantir a alfabetização de todos os 
alunos até os 8 anos de idade tendo como principal foco a 
melhora na formação dos professores que lecionam nos 
três primeiros anos do ensino fundamental.
“O Ministério da Educação está decidido a trabalhar de maneira 
colaborativa com cada um dos municípios e estados brasileiros
 para que nós possamos realizar essa tarefa, absolutamente 
indispensável para o sistema educacional brasileiro”, ressaltou 
Callegari para uma plateia composta de secretários municipais de 
todo país no Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais
 de Educação.
O foco da iniciativa é melhorar a formação dos 244 mil professores
 que lecionam no três primeiros anos do ensino fundamental. Entre as
 ações previstas está a distribuição de bolsas de incentivo para que os
 professores participem de cursos de capacitação fora do horário de 
trabalho.“É absolutamente indispensável valorizar esses profissionais. 
E a melhor maneira de valorizar esses profissionais é proporcionando um 
lugar de destaque na suas carreiras e um processo de formação 
continuada”, disse o secretário.
AGêNCIA BRASIL

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Alunos da Escola Estadual Kopenoti recebem premiação por alcançar as melhores notas no ano de 2012.

     Aconteceu nesta Quinta Feira (10), em Campo Grande a entrega dos prêmios para os melhores alunos. A cerimônia de premiação dos alunos de Sidrolândia e algumas escolas da capital foi no Parque Ayrton Senna. Teve a participação do governador André Puccinelli que  anunciou para  2013  a premiação não só dos alunos, mas também dos diretores da Rede Estadual de Ensino.
     “No início do ano de 2013 todos os diretores da Rede Estadual de Ensino vão ganhar um tablet ou um notebook. Eles que vão escolher”, disse o governador. Conforme André, o objetivo também é premiar professores, especialistas e corpo administrativo das escolas. “É uma questão de tempo. Eu não termino meu mandato sem não entregar para todos os professores e especialistas um tablet ou um notebook. É compromisso do governador”, ressaltou André.

       De acordo com o regulamento do programa Educação para o Sucesso, instituído pela lei nº 3.966, de 23 de setembro de 2010, os alunos matriculados na Rede Estadual de Ensino que apresentarem melhor desempenho escolar, com base nas avaliações bimestrais e na assiduidade às aulas, receberão, anualmente, prêmio que poderá ser em espécie, equipamentos ou materiais.

Confira as Fotos:


Paulo Roberto e a Diretora Nanci de Azevedo

Paulo Roberto e Governador André Puccineli

Estudante Fernanda Patrocinio, Governador André Puccineli,
Francelino Dias (Pai da Fernanda)

Francelino Dias, Diretor Nanci de Azevedo e a Estudante Fernanda Patrocinio.

Jocimara Messias (Mãe do Paulo Roberto), Governador André Puccineli,
Estudante Paulo Roberto Messias.


Paulo Roberto Messias, Vereador Wanderlei Cabeludo, Fernanda  Patrocinio e Francelino Dias

terça-feira, 8 de maio de 2012

Melhores alunos das escolas estaduais serão premiados quinta-feira


Os melhores das quatros escolas estaduais de Sidrolândia (Sidrônio Antunes de Andrade, Catarina de Abreu, Vespasiano Martins e Escola Kopenoti Professor Lúcio Dias) receberão na quinta-feira em Campo Grande tablets, netbooks e bicicletas. Vão ser premiados os três alunos com melhores notas em cada uma das séries, do ensino fundamental e do ensino médio. Os 1º colocados receberão um tablet, o 2º lugar um notebook e o 3º lugar bicicleta. SErão contemplados 42 alunos da Sidrônia, 48 da Catarina e 35 da Escola Vespasiano Martins, no Quebra Coco. Serão fretados ônibus para levar os  alunos a Campo Grande.A entrega da premiação está programada para às 14 horas no Parque Ayrton Senna, no Bairro Aero Rancho. Só do Sidrônio 42 alunos serão premiados. Eles viajarão para a Capital, junto com a direção da escola, num ônibus fretados pela Secretaria de Educação. Alguns pais vão de carropara acompanhar a cerimônia. Instituído em 2010, o programa entrega prêmios para os melhores alunos de cada ano da Rede Estadual de Ensino com o melhor desempenho. Nesta edição, serão entregues 4.910 Tablets aos primeiros classificados, 4.910 Netbooks aos alunos com o segundo melhor desempenho e 4.910 bicicletas para os alunos em terceiro lugar, totalizando 14.730 prêmios.
Os alunos premiados da Escola Kopenoti são:
1º Ano E.M. Gilson Gabriel - Fernada Patrocinio - Joezer Alcântara
2º Ano E.M. Geildo Silva Gabriel - Paulo Roberto da Silva - Gezilda Silva Gabriel
3º Ano E.M. Geane Gabriel Marcos